O mineiro Porfírio Valladares formou-se em engenharia e arquitetura na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1980, e cursou especialização em arte contemporânea na Escola Guignard, ligada à UFMG, no início dos anos 2000.
Fundou e comanda um escritório em Belo Horizonte, por meio do qual desenvolve projetos de arquitetura residencial e comercial e design de mobiliário e objetos. Desde o início dos anos 1990, tem participado de diversas exposições. Entre outros prêmios, recebeu o Movesp, em 1990, e o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, em 1994. Desde 2002, é professor de arquitetura de interiores em universidades mineiras.
Em 2007, ao lado de três outros designers brasileiros, foi escolhido para representar o Brasil no Concurso Mercosul de Design e Integração Produtiva em Móveis, realizado em Montevidéu, no Uruguai.
Apaixonado pela madeira, o arquiteto e designer se tornou conhecido pelo estilo elegante, conciso e escultórico, evidenciado em peças como a chaise Joaquim, de 1999, criada em homenagem a Joaquim Tenreiro, pai do móvel moderno brasileiro. Fabricada a partir de sobras de madeira compensada, coladas, a peça resulta em um grande bloco maciço, que dá ao espectador a sensação de movimento.